Inicialmente, gostaria de apresentar a proposta deste Blog, que é a de contrapor outras visões que não os "padrões" de pensamentos que nos são impostos pela necessidade de viver em um mundo comandado pelo capital.
Em meio a um momento político ímpar na história do país, este Blog nasce do que considero a necessidade de um meio alternativo de comunicação mais independente, onde possamos, nós que pensamos diferente do que considero "padrões", expressar nossas ideias e opiniões e fazer com que elas cheguem a um número mínimo de pessoas que possam compartilhar e até mesmo divergir de forma sadia e respeitosa.
Pautado em tese de que com meios de comunicação de massas em mãos, qualquer que seja o interesse dominante tem as plenas condições de moldar suas verdades, utilizando-se de técnicas bem conhecidas, como as de Josefh Goebles, ministro da propaganda do III Reich, propulsor do império nazista. Se as técnicas de comunicação em massas conseguiram curvar um povo culto e educado como o povo Alemão, pobre de nossa classe média nos dias de hoje.
Hoje, vivemos em uma democracia debilitada, frágil. Porém, a despeito de que a imprensa não é presa politicamente pelo governo, serve diretamente a uma ideologia de pensamentos composta por quem pode pagar: A rica direita. Hoje, quem nos "aliena" não é mais a ditadura, ou a censura imposta às claras pelo governo. Mas a censura que os meios de comunicação fazem a quem "ousa" pensar diferente. De uma forma muito simples: Eles são os pensamentos dominantes dentro das empresas de televisão, rádio, jornais e revistas.
A busca da verdade deve ir além da aceitação de ideias prontas. Entretanto, é importante se pautar prestigiando o conhecimento científico em detrimento de dogmas ou visões muito particulares. Deve-se ter muita cautela para não valorizar em excesso o empirismo sem a devida metodologia aplicada.
Foi-se o tempo em que a simplicidade dos meios de comunicação, permitia dizer que "ler é a arte de desfazer nós cegos". Hoje é preciso bem mais que apenas "ler". É preciso saber "o que ler". E se antes, apenas o fato de "ler" era algo tão raro, hoje, saber "o que ler", o que "ver" e o que considerar como "verdade", é tão ou mais raro quanto.
Para indicar uma música atual que possa descrever as ideias e pensamentos em que se baseia este Blog, porque não o rock da cantora baiana Pitty, "Admirável Chip Novo"? Vai aí, algo jovem e moderno para descrever meus pensamentos: "Admirável Chip Novo Pitty Composição: Pitty Pane no sistema alguém me desconfigurou Aonde estão meus olhos de robô? Eu não sabia, eu não tinha percebido Eu sempre achei que era vivo Parafuso e fluído em lugar de articulação Até achava que aqui batia um coração Nada é orgânico é tudo programado E eu achando que tinha me libertado Mais lá vem eles novamente e eu sei o que vou fazer:Reinstalar o sistema Pense, fale, compre, beba Leia, vote não se esqueça Use, seja, ouça, diga Tenha, more, gaste e viva Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor"
Comentários