Pular para o conteúdo principal

Seria o coronavirus um plano do Deep State capitalista para dar um reset no sistema econômico mundial?

Desde a crise econômica mundial de 2008, analistas econômicos do mundo todo falam no que seria uma "crise continuada". Tal designação se refere a uma hipótese de que a crise econômica mundial iniciada em meados de 2007/2008 não teria sido assimilada pelas economias mundiais e que seus efeitos teriam sido apenas maqueados com as medidas adotadas até então.

Nesta lógica, tal crise estaria contagiando os mercados e poderia, a qualquer momento, explodir novamente com efeitos muito mais sérios do que os ocorridos na primeira vez.

Vale lembrar que naquela época o sistema econômico liberal foi duramente criticado e perdeu credibilidade, principalmente na Europa, frente aos fatos de que o mesmo tem demonstrado que sempre sofre com crises cíclicas com o passar dos anos. Tal efeito é observado desde, pelo menos, a grande depressão econômica mundial de 1929.

Tais críticas acenderam uma reação muito forte de ideólogos e defensores do liberalismo de todo o planeta que, de imediado, saíram em defesa do liberalismo radical como solução para os problemas econômicos do mundo. O resultado de tal reação foi a eleição de Donald Trump nos EUA, e de seus correlatos em outros países.

Assim, imperioso investigar com lupa, se poderia haver digitais do deep state capitalista mundial na crise do coronavirus, com objetivo de adoção global do que seria um novo plano Marshall, com objetivo de salvamento do modelo capitalista novamente por medidas keynesianas, sem que a culpa recaia no fracasso evidente do modelo liberal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manchetes tendenciosas

Que a imprensa Brasileira é simpática aos políticos tidos como "centro-direita" é de conhecimento de qualquer cidadão que acompanha o cotidiano político do país. Mas tem alguns meios de comunicação já passaram do ridículo. A revista Veja e o jornal Folha de São Paulo, ambos do Grupo Abril, dão sinais claros de panfletagem barata capazes de jogarem "areia" nos olhos apenas de seus leitores mais alienados. Coisas como as que vejo hoje, cancei de denunciar ao Ombudsman do jornaleco (Marcelo Beraba, jornalista respeitadíssimo), que já deve estar cansado assim como eu. Em algumas oportunidades, o editorial do jornal faz seu `mea culpa´, mas no minuto seguinte está postando outro lixo digno de tablóides marrons. No exemplo de hoje, (apartir de agora vou denunciar aqui neste Blog), o jornaleco posta a seguinte manchete: "Serra venceria Lula, mas diferença está dentro da margem de erro" O Link para conferir é: http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u74067.